Sem dúvida alguma, empreender é um desafio que exige não só o investimento financeiro, mas também (e principalmente) o esforço de energia, persistência e muita esperança para fazer a empresa crescer e vingar no mercado.
Assim, um bom negócio é justamente o que possui valores sólidos de seus criadores no que diz respeito a um modelo de negócios orientado plenamente a esses valores e habilidades não palpáveis que citamos acima.
Uma excelente opção para você empreendedor que quer abrir uma firma dentro do setor alimentício, ou já tem uma produção de salgadinhos e quer alavancar seus ganhos aumentando a produção, esse guia completo é o conteúdo ideal para você!
Afinal, aqui vamos mostrar tudo o que você precisa fazer para montar uma linha contínua dos salgadinhos pellets de trigo, os famosos baconzitos. Por isso, aperte os cintos e tenha uma excelente leitura!
Os pellets de trigo são tipos de salgadinhos em forma de pastilhas para lanche que oferecem uma solução de lanche conveniente para marcas e fabricantes.
Eles são um ingrediente “semi” acabado, o que significa que, uma vez produzidos pelos fornecedores, estão prontos para que os fabricantes possam finalizar os pellets em um salgadinho estilo “baconzitos” inovador acabado.
Os clientes escolhem então como desejam manufaturar seus produtos. Isto pode ser através de fritura, sopro de ar, cozimento ou torrefação.
Os produtos estão prontos para serem temperados e colocados em embalagens de varejo.
Os pellets vêm em uma gama de formas, textura e materiais de base. Há empresas com mais de 50 anos na fabricação de pellets para lanches que adquiriram um profundo conhecimento dos ingredientes crus, da tecnicidade do design das formas e da aplicação, o que resulta em nossos pellets apresentando uma variedade de marcas globais e produtos de varejo com a marca deles.
Importante que você empreendedor que está montando sua fábrica de salgadinhos estilo pellets busque fornecedores que ofereçam aos clientes a oportunidade de trabalhar com nossos os desenvolvedores internos dos salgadinhos.
Assim, monitora-se as tendências globais e as traduzem em soluções inovadoras para lanches.
Além disso, alguns fornecedores oferecem um produto com 24 meses de vida útil, o que permite que eles sejam facilmente expedidos e armazenados antes do processamento.
Se você é novo nos empreendimentos de snacking saiba que as linhas de fritura de pellets ou de fabricação de salgadinhos são geralmente de menor custo de instalação do que as tradicionais linhas de fritura de batatas fritas.
Para mais informações sobre os fornecedores dos pellets, continue lendo o artigo.
No Brasil, temos ótimas opções de fornecedores para os empreendedores do mercado de pellets de trigo.
Além de encontrar boas opções no Mercado Livre, o dono do empreedimento pode buscar fornecedores que ofereçam uma ótima relação custo-benefício.
Antes de citar boas referências, saiba que você precisa buscar fornecedores tanto para os temperos e aromatizadores, quanto as bases do pellets que serão finalizadas na sua linha de produção.
Em relação ao fornecimento de temperos e aromatizantes, uma ótima referência é a Master Sense.
Algumas das distribuidoras oficiais da empresa são: AGROPALMA, DUPONT, FRIESLANDCAMPINA, IFF, PURECIRCLE e ROUSSELOT.
A MasterSense atua em todo o território nacional levando conhecimento, inovação e tecnologia em ingredientes e aromas alimentícios.
Já na parte dos pellets em si, há outras opções muito boas, entre elas:
Os pellets (salgadinho tipo baconzitos) são feitos de trigo e fazem muito sucesso no nosso país desde os anos 80, devido ao sabor marcante e a praticidade.
Anteriormente ao advento do maquinário industrial para fabricação, esses salgadinhos eram feitos na casa dos produtores e eram comercializados normalmente em feiras abertas nas periferias das cidades Brasil afora.
Este lanchinho continua a fazer muito sucesso principalmente junto do público jovem.
A sua popularidade deve-se ao seu sabor de bacon, mas também ao fato de ser produzido num formato diferente e, em alguns casos, até numa cor diferente.
Tudo isso atrai as pessoas, sobretudo o público infanto-juvenil.
Se você tem interesse em entrar no mercado de alimentos, saiba que esta é a região com maior faturamento para pequenas e médias empresas no país hoje.
Especialistas em economia dizem que algumas empresas que se concentram na produção de salgadinhos quadruplicaram em menos de 4 anos.
O que, cá entre nós, é incrível, concorda?
Só quem é empreendedor sabe a dificuldade de conquistar essas métricas em tão pouco tempo.
Portanto, vamos falar sobre o que você pode fazer hoje, como empresário, para produzir seus próprios salgadinhos de pellets de trigo com alta rotatividade.
É claro que abrir um empreendimento seja ele qual for exige um bom planejamento.
Por isso, vamos começar nosso guia com algumas dicas bem práticas para você estruturar bem o seu negócio e assegurar um bom desempenho de sua fábrica.
Vamos lá!
Independentemente de você precisar abrir uma loja de verdade fisicamente falando, ou vender itens em feiras de alimentos ou shows de alimentos, hoje em dia o mais intrigante é fazer uma página de fãs de negócios!
Afinal, grande parte da atenção do público está voltada para as redes sociais e você empreendedor sabe que onde está a atenção está o dinheiro!
Assim, através de páginas de mídia baseadas na web, você pode se associar com mais indivíduos que irão transmitir fotos de seus itens a cada um de seus companheiros.
O mundo computadorizado está repleto de novas aberturas de negócios.
Segundo informações da Consultoria de Gestão do Estado de São Paulo, os negócios na Internet se desenvolveram mais de 14% desde 2013 e devem continuar a se desenvolver.
Com a pandemia esses números deram um salto ainda maior e quem não estava posicionado no mundo digital, viu-se “forçado” a entrar com seus negócios na Internet.
Você preferiria não aparecer neste mercado sério com um item como os de seus rivais.
Então, faça um estudo de mercado, veja o que está sendo criado e vendido acerca dos salgadinhos pururuca ou pellets.
Um visionário empreendimento de uma linha de produção de pururuca e pellets em Uberlândia deu uma reunião expressando que para se destacar dos concorrentes que escolheram para fazer novas organizações e espessuras para seus petiscos.
Cada configuração tem um sabor e uma espessura alternados, que podem ser menos ou mais firmes.
A organização mineira, pouco tempo depois de mudar de item e começar a vender um sortimento maior, dando mais opções aos compradores, começou a oferecer para 8 estados brasileiros.
Percebe como simples diferenciais podem resultar em grandes resultados?
Para iniciar uma linha de produção adequada, é importante ter uma área de pelo menos 50m² de que lhe permita entregar mais e com qualidade.
Realmente, nesse momento você pode atender mais clientes e consequentemente aumentar seu faturamento.
Você pode, sem medo, colocar recursos em uma linha contínua ou simplesmente em uma fritadeira de pelotização!
Se você quiser ter uma linha de pellets completa, vai ser necessário um alimentador dosador, fritador, tanque de óleo ou gordura vegetal, calha vibratória com dosador de aroma e cilindro aromatizador.
O Fritador de pellets pode ajudar no início do seu negócio, mas para ter um produto padronizado do início ao fim do processo, você precisa adquirir a linha contínua. Nosso Fritador Basculante está R$ 22.500,00 com capacidade de fritura de 60 kilos por hora.
Todo o sistema pode ser controlado por um painel eletrônico.
Os pellets podem ser embalados em pacotes de 50 ou 100 unidades, e cada unidade pode conter 30, 50 ou 100 gramas.
Se pretende iniciar um negócio e gosta de boa comida, os snacks Pellet vão ao encontro das suas necessidades.
Este produto é muito apreciado pela maioria dos consumidores de salgadinhos, mas o que você precisa entender é que a diferença e a qualidade farão seu negócio crescer.
As linhas de frituras de lascas de pellets são produtos semiacabados expansíveis que são fabricados usando o processo de extrusão.
Estes aperitivos em pellets estão disponíveis em múltiplas cores, formas, sabores, texturas e sabores.
A textura das pelotas é geralmente mais crocante e mais densa do que a dos alimentos extrudados diretamente.
Os fabricantes e consumidores de linhas de fritura de pellets podem usar vários métodos para expandir os pellets semi acabados de acordo com sua preferência através da fritura a óleo quente, da fritura por ar quente, da cozedura ou da torrefação.
Entretanto, a expansão por ar quente e a fritura por óleo quente são dois dos métodos mais comumente utilizados para a conversão de pellets de lanches em forma pronta para consumo.
A conversão de pastilhas de aperitivos usando ar quente é considerada saudável, pois evita o uso excessivo de óleo e a formação de acrilamida, uma causa comum de doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres específicos.
As linhas de fritura de pellets são produtos alimentícios cozidos e processados em uma extrusora e forçados a sair através de um molde a temperaturas abaixo de 100 °C.
A forma da massa a baixas temperaturas impede que as forças de sopro da água se transformem em vapor, assim, formas intrincadas podem ser feitas em pellets que normalmente seriam destruídos no processo de extrusão direta expandida.
Milho, batata e tubérculos os produtos de pellets para lanches são extrudados a 25-35% de umidade e depois secos a cerca de 12% de umidade para estabilidade.
Uma vez que o produto alimentar da linha de frituras de pellets não é expandido e denso nesta etapa, a secagem deve ser feita a baixas temperaturas e alta umidade para permitir que a umidade migre para fora do pellet.
Como resultado, a linha de fritura de pellets de milho pode ser mantida por períodos mais longos, enviada para longas distâncias, ou distribuída aos fabricantes de pellets ou barracas de alimentos ou, diretamente aos consumidores.
A Teqma é o fornecedor e distribuidor que há mais de 10 anos preza pela excelência em máquinas de fritura de pellets e equipamentos industriais de snacks para o Brasil e exterior.
As linhas de fritura de pellets são caracterizadas por uma aparência translúcida, devido à gelatinização do amido.
Em seguida, os aperitivos pellets podem ser expandidos aquecendo-os rapidamente para fazer com que a água dos aperitivos se transforme em vapor de forma explosiva que sopre os pellets.
Isto pode ser feito através da fritura a óleo quente, da fritura por ar quente, da cozedura ou da micro ondulação, depois do revestimento com tempero e embalagem.
A fritura com óleo quente é o método mais comum de expansão de salgadinhos de pellets semi-acabados porque é menos caro e funciona bem.
As condições de fritura dependem da espessura, forma e composição do grânulo.
As temperaturas de fritura geralmente variam entre 170 e 210 °C durante 10-60 s.
Para produtos com baixo teor de óleo, tem sido utilizado o método de cozimento e de micro-ondas para expandir e torná-los comestíveis.
Devido às rápidas taxas de transferência de calor necessárias para expandir um pellet uniformemente, o lanche comum seco e um forno de cozimento não irá inchar uma pelota.
Portanto, a micro pacotamento de pellets também requer uma rápida taxa de transferência de calor, e os expansores de microondas contínuos de alta potência são usados comercialmente.
Os aperitivos de pellets expandidos têm um teor de umidade de 1-2%. Eles são normalmente aromatizados em tambores de revestimento para produtos expandidos diretamente.
Os petiscos pellets oferecem uma solução conveniente para marcas e fabricantes.
Como os consumidores sabem, os pellets são um alimento “semi” acabado, o que significa que uma vez produzido por uma máquina de fritura de aparas de pelota ou uma linha de fritura de batatas fritas totalmente automática, uma fritadeira automática ou uma fábrica de aparas de batata, uma linha de fritura de aparas, uma máquina de fritura de milho, uma máquina de fritura de batatas fritas de pelota, os clientes de alimentos para lanches têm as opções para fabricar e cozinhar estes lanches de aparas de pelota em produtos alimentares inovadores acabados, misturando diferentes temperos de acordo com a escolha e os gostos de seus consumidores.
Como cada consumidor individual de lanches tem preferências gustativas diversas, os lanches de pellets semi-acabados não cozidos satisfazem sua demanda misturando especiarias e outros ingredientes durante o processo de expansão para tornar o produto final comestível.
Não apenas a demanda individual, mas os lanches de pelotização também atendem à demanda de diferentes consumidores de sua escolha de sabor pertencentes a diferentes comunidades, etnias, regiões, gêneros ou grupos etários, misturando especiarias e utilizando métodos de expansão, seja por cozimento a óleo quente, panificação, assado ou assado com especiarias de sua escolha.
A Teqma é um dos principais fabricantes, fornecedores e exportadores de máquinas e equipamentos de processamento e embalagem no Brasil e no exterior. Nossa ampla gama de conceitos de produtos e matérias-primas atende esse mercado crescente e rico em oportunidades para empreendedores do nicho alimentício.
Uma ampla gama de matérias-primas à base de amido como farinhas de cereais, ou seja, milho, trigo, arroz, etc., as mais comuns, seguidas por amidos de raízes como batata e tapioca, são utilizadas para a confecção de lanches semi acabados de pellets.
Uma grande vantagem da tecnologia de petiscos em pellets é a possibilidade de fazer fórmulas com características peculiares como alto teor de fibras, grãos múltiplos ou petiscos multicoloridos. Estas matérias-primas são baratas e estão disponíveis em abundância em toda parte no Brasil.
Esta é uma das muitas razões pelas quais o processamento e a embalagem de salgadinhos de pellets com máquinas e equipamentos de maior capacidade são mais procurados no Brasil.
O outro fator é aumentar a consciência sobre a saúde e a ingestão de ingredientes nutricionais através de alimentos prontos para consumo é responsável pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento e pela penetração de novos produtos variados no mercado de lanches.
Portanto, o mercado de pellets para lanches é um dos mercados que mais cresce e tem testemunhado a forte tendência de crescimento durante a última década no Brasil.
O aumento do padrão de vida dos consumidores e a globalização da indústria de salgadinhos levou ao aumento da demanda por salgadinhos de pellets saudáveis e saborosos.
A outra causa do aumento da demanda por lanches de pellet semi-acabados no mercado brasileiro deve-se a um estilo de vida mais ocupado entre os consumidores com o melhor sabor, ingredientes e sabor dos variados produtos inovadores para lanches.
O mercado brasileiro de lanches em pellets também está crescendo rapidamente devido à grande diversidade de produtos em termos de sabores, cores e sabores.
Com o avanço da tecnologia, há muitas inovações ocorrendo nos processos de extrusão de alimentos. Estas inovações, facilitam aos fabricantes a produção de um grande número de snacks em diferentes formas, texturas e tamanhos com baixo custo de produção.
Os snacks pellets possuem propriedades próprias, tais como longa vida útil, características de alta densidade, além de simplificarem o processo de armazenamento, levando ao crescimento do mercado global de snacks pellets, incluindo o Brasil.
A crescente conscientização da saúde e o consumo dos nutrientes, minerais, proteínas, energia, gorduras saturadas e sais através dos aperitivos também aumentou a demanda pelos snacks pellets.
Com a crescente prevalência de doenças como a sensibilidade celíaca e ao glúten, as pessoas com essas condições estão preferindo lanches sem glúten. Assim, a demanda por lanches em pellets tem aumentado.
Com o uso de pellets variados, os fabricantes de lanches estão improvisando nas receitas de lanches, melhorando as qualidades nutricionais e, portanto, aumentando a palatabilidade.
A crescente demanda por pellets tradicionais à base de batata com sabor aprimorado e conteúdo de proteínas adicionadas aumentou a demanda por pellets de salgadinhos de batata na Índia.
Além disso, os crescentes esquemas de marketing, tais como descontos, promoções, etc. e programas de troca de informações, por parte dos fabricantes de pellets para salgadinhos, relacionados à matéria-prima dos pellets para salgadinhos, linha de montagem, distribuição, etc., são fatores que impulsionam o mercado de pellets, aumentando a demanda.
Agora que você já entendeu tudo o que precisa sobre como montar uma fábrica de pellets e quais são boas opções de snacks disponíveis no mercado, vamos fazer uma análise para romper todas as dúvidas que você possa ter sobre o potencial desse mercado do setor alimentício.
De fato, a indústria global de petiscos é um braço promissor e em expansão da categoria de produtos de grande consumo, graças à evolução dos padrões de consumo dos consumidores.
De acordo com um relatório de pesquisa de mercado, o mercado mundial de snacks deverá crescer a uma CAGR de 5,34% durante o período de 2020 a 2025.
A mudança na demografia está alimentando mudanças, já que o modelo fixo de “refeições três vezes por dia” parece não ser mais relevante.
Com o aumento dos estilos de vida agitados, os milênios, as crianças em idade escolar e a classe trabalhadora adotaram atitudes de lanche e estão fazendo diferentes escolhas de lanche baseadas na saúde, conveniência, marca e confiança.
Os consumidores estão procurando intencionalmente lanches para se satisfazerem, para satisfazer um desejo ou para se aguentarem até sua próxima refeição.
A urbanização, associada ao desenvolvimento econômico e ao crescimento da renda, já ocorreu nos países desenvolvidos e continua fortemente nos países em desenvolvimento. A demanda de lanches é projetada para aumentar muitas dobras se for responsável pela urbanização.
Pesquisas recentes sugeriram que outras variáveis demográficas também determinam a taxa e a composição das mudanças no consumo de alimentos. Entre as mais importantes está a mudança de grande parte da população mundial, de uma existência rural para uma vida urbana centrada em torno de ocupações mais econômicas.
A urbanização pode levar a mudanças estruturais nos padrões de consumo de alimentos por diversas razões.
Primeiro, devido aos diferentes estilos de vida dos residentes urbanos e rurais. Em segundo lugar, a disponibilidade de alimentos e a capacidade do indivíduo de comprar alimentos diferem nas áreas urbanas e rurais.
Finalmente, as áreas urbanas são centros de oportunidades econômicas e têm uma porcentagem maior de mulheres trabalhando fora de casa. Estudos indicaram que o aumento do custo do tempo de trabalho das mulheres aumenta a demanda por “lanches” não tradicionais em muitos países.
As áreas urbanas normalmente oferecem aos residentes uma escolha mais ampla de padrões alimentares de culturas estrangeiras do que as áreas rurais.
Alguns argumentam que à medida que os países se tornam mais desenvolvidos, dada a tendência atual de globalização, há uma tendência para que a estrutura dietética se torne cada vez mais similar em países igualmente desenvolvidos.
Isto é facilitado pelas indústrias multinacionais de processamento e distribuição de alimentos que operam globalmente, bem como pelas mudanças demográficas dentro dos países. Por exemplo, a presença de lanches em outros países, ao estilo americano, tem afetado muito o consumo de alimentos nesses países.
Um único tipo de família está crescendo tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento, principalmente na população urbana. Como nos Estados Unidos, os solteiros representavam 28% de todos os lares em 2010, contra 17% em 1970.
Em algumas áreas urbanas, os números são ainda maiores, pois mais de 40% dos lares têm apenas um ocupante em cidades como Atlanta, Washington, e Seattle. Em Manhattan, quase 50% dos lares consistem em um único ocupante.
Assim, os americanos são agora quase uma nação “solteira” majoritária de lares.
E as residências “solteiras” estão alimentando a economia. Eles gastam mais dólares discricionários do que seus pares casados.
Seu gasto médio anual per capita foi de US$ 34.471 em 2010, de acordo com a pesquisa federal de Despesas de Consumo, comparado com US$ 28.017 para indivíduos casados sem filhos e US$ 23.179 por pessoa nas famílias com maiores gastos com filhos.
De acordo com o relatório do Euromonitor, o poder de compra das famílias solteiras está começando a aumentar o poder de compra de muitos alimentos como folhados de milho, kurkure, salgadinhos extrusados fritos, batatas fritas, batatas fritas, batatas fritas de banana, namkeen, pipoca salgada, pipoca de caramelo, tortilha, tortilha de milho.
O apoio da pesquisa da Nestlé mostra que 90% de suas refeições Lean Cuisine são comidas sozinhas e não conseguem vender refeições que poderiam ser compartilhadas por duas pessoas.
Assim, o número crescente de famílias unipessoais apresenta oportunidades para a indústria alimentícia e principalmente para os fabricantes de lanches.
Como a população mais jovem e rapidamente urbanizada nos países em desenvolvimento abraça cada vez mais os hábitos alimentares ocidentais, o crescimento e a composição do consumo e comércio global de alimentos continuarão a sofrer mudanças.
A população jovem é composta por Millennials (Nascido em 1981-1997) e Geração Z (Nascido em 1997-2014), a força mais digital e econômica do mundo de hoje para todos e quaisquer produtos de consumo, principalmente petiscos na indústria alimentícia.
De acordo com o relatório de mercado do Grupo NPD, a Geração Z cresceu priorizando o sabor e a função de um determinado snack food em vez da marca do produto. Uma grande porcentagem da Geração Z foi educada e elevada para dar maior ênfase à qualidade dos produtos de lanches, tais como se são limpos, frescos ou nutricionalmente adequados à sua saúde.
Assim, ao selecionar um determinado produto de lanche eles sempre buscam funcionalidade, portabilidade, nutrientes adicionados e benefícios para a saúde.
O aumento da atividade econômica urbana e da renda entre a classe média durante as últimas duas décadas levou a mudanças nos padrões globais de consumo de alimentos.
Muitas vezes a melhor medida disponível de consumo de alimentos é o poder de compra da classe média de consumidores para lanches disponíveis em um mercado.
Nos níveis de renda média e alta, o consumo per capita de alimentos tradicionais diminuiu, enquanto o de frutas e salgadinhos aumentou substancialmente.
Entretanto, os dados indicam que dentro do setor rural, o aumento da disponibilidade e o maior poder de compra levaram a mudanças definitivas em direção a lanches e alimentos saudáveis prontos para comer e cozinhar.
Da mesma forma, com mudanças na disponibilidade e maior renda disponível, os consumidores individuais tendem a desviar o consumo de cereais para o aumento do consumo de uma variedade diferente de snacks e outros alimentos embalados em dose única, fáceis de digerir.
Globalmente, o mercado de lanches está em um modo de expansão devido à mudança dos hábitos alimentares da maioria dos consumidores.
Em geral, os estilos de vida agitados e regulares fizeram com que os consumidores optassem mais por refeições menores baseadas em lanches do que por almoços e jantares tradicionais, que consomem muito tempo.
Estilos de vida rápidos e ocupados afastaram os consumidores globais das refeições tradicionais três vezes ao dia em direção a alimentos rápidos, ajudando a alimentar o crescimento saudável no mercado mundial de lanches.
Os “Snack Foods” da GIA: A Global Strategic Business Report”, disse que a crise econômica global de 2008-9 teve pouco impacto no crescimento do setor de snacks, que continuou a se expandir durante o referido período, embora a um ritmo mais lento.
Enquanto que durante a COVID-19 a venda de lanches aumentou muitas vezes a vida sem trabalho em todo o mundo.
Assim, estilos de vida ocupados em economias emergentes alimentaram a descoberta de produtos alimentícios que podem ser rapidamente preparados, convenientemente transportados e facilmente consumidos, impulsionando assim significativamente o mercado de fabricação de snacks. Isto abriu as portas para as empresas iniciantes no setor em todo o mundo.
Atividade econômica entre as mulheres, maior mobilidade social, diferentes níveis de vida profissional e nutrição familiar, aumento da parcela da população jovem, número crescente de lares de uma e duas pessoas, melhoria da riqueza social nos países industrializados e da população urbana que permite a aquisição de produtos alimentícios mais caros, aumento da parcela de alimentos consumidos fora de casa, e finally a crescente popularidade dos chamados lanches e o crescente interesse nos produtos provenientes de outras culturas desenvolveram o setor de lanches para variedades como “folhados de milho, lanches extrudados fritos, batatas fritas, batatas fritas, batatas fritas, namkeen, pipoca, pipoca de caramelo, tortilhas, tortilhas de milho e outros tipos” na indústria alimentícia.
Por estas razões, o negócio de lanches é o mais preferido tanto nas economias desenvolvidas quanto nas economias em desenvolvimento.
Por isso, não perca a oportunidade de “surfar” a onda dos snacks e colher excelentes resultados com isso.
Para montar sua fábrica de snacks conte com as linhas industriais de excelência da Teqma. Solicite já o seu orçamento!