Como iniciar uma fábrica de pipoca gourmet: O Guia Completo!
18 de maio de 2021
A Importância da Automação na Indústria Alimentícia: Vantagens Econômicas para Sua Empresa
9 de janeiro de 2024
Mostrar tudo
extrusados de milho teqma

Os snacks são produtos saborosos e acessíveis que estão disponíveis em vários tipos e são apreciados pelos consumidores em todas as faixas etárias.

Os folhados de milho ou extrudados de milho, um dos snacks mais apreciados e populares na Índia e no mundo. 

Este produto alimentar aperitivo é conhecido por vários nomes sendo o termo mais genérico extrusado de milho em particular e também pode ser feito para se parecer com pipoca (pipoca é feita de grãos inteiros).

Neste artigo vamos te mostrar como você pode montar uma fábrica de extrusados de milho e porque a Teqma é a escolha certa para te ajudar nesse processo.

Vamos lá!

A Teqma

Como fabricante de sistemas de salgadinhos, a ampla gama de equipamentos da linha de produção de extrusados da Teqma é inigualável na indústria.

A Teqma, uma empresa fornecedora de soluções em automação industrial, especializada no desenvolvimento e fabricação de máquinas e equipamentos para indústria alimentícia, sediada em Itu, São Paulo, fabrica equipamentos tecnologicamente avançados que são projetados para ajudar clientes em todo o mundo a atender suas demandas de produção.

Não importa o tipo de salgadinho que você produza, estamos prontos para ajudá-lo a enfrentar seus desafios de processo e produto com pensamento inovador e sistemas e componentes de alta qualidade.

Neste artigo, vamos mostrar para você como se pode montar uma linha de produção de extrusados, são os salgadinhos tipo “isopor”, geralmente feitos à base de milho. 

Tecnologia de Extrusão

A Extrusora de Baixa Pressão permite produzir uma variedade consistente e precisa de formas e palitos extrusados estruturais, planos e preenchidos em uma linha de produção.

As formas exclusivas do produto podem ser projetadas em matrizes de extrusão feitas sob encomenda, e a troca do produto é tão simples quanto trocar uma cabeça de compressão e uma matriz por outra com uma forma diferente.

O nosso sistema consiste de uma Extrusora de Baixa Pressão e um sistema de bomba que combina lotes crus de massa e recheio de massa em uma corda com formato específico, recheada.

Quando sua aplicação envolve produtos extrudados de salgadinhos fritos, a Extrusora de Salgadinhos Fritos oferece uma solução flexível e pode produzir formas inovadoras de produtos.

Esta Extrusora é mais alta e aberta, permitindo um fácil acasalamento com equipamentos de fritura e a instalação de seções flutuantes livres opcionais para descarregar o produto cortado em uma fritadeira.

Explore a Nova Tecnologia

Se você não tiver certeza sobre qual equipamento pode ser adequado para seus produtos, entre em contato com a nossa equipe.

Nós estamos sempre buscando aperfeiçoar nossos produtos para:

  • Demonstrar novos processos
  • Testar novas máquinas e técnicas de processamento
  • Validar ingredientes e testar mudanças de ingredientes
  • Pesquisar inovações em mistura, formação, cozimento e secagem para maximizar a rentabilidade
  • Produzir amostras para testes no mercado e em feiras comerciais
  • Teste seus produtos e processos em nossos equipamentos de extrusão de baixa pressão e outros equipamentos de processo, tais como mistura contínua, cozimento cáustico e assado convectivo ou radiante, que são projetados para ajudá-lo a maximizar a rentabilidade.

A grande variedade de equipamentos inovadores da linha de produção de snacks extrusados disponíveis na Teqma tratará de todos os aspectos de seu processo de fabricação.

A grande demanda por extrusados no Brasil

Desde a antiguidade, são consumidos desde a antiguidade alimentos com folhados de milho preparados a partir de arroz, milho e grãos de trigo.

No entanto, a rápida industrialização no setor de alimentos para lanches levou a um consumo significativo de alimentos folhados em forma de folhados de milho, pipoca, cereais matinais, crocantes de arroz, etc.

O consumo de flocos de milho e outros cereais para o café da manhã, que anteriormente se limitava principalmente aos EUA, agora começou a disparar também nas sociedades de toda a América.

O consumo crescente de extrusados entre as crianças que vão à escola como lanches, devido ao seu alto teor de proteína, aumentou a demanda por flocos de milho tufados no Brasil e em outros países em desenvolvimento nos últimos tempos.

Além disso, a crescente demanda dos consumidores por opções de lanches com baixo teor calórico tem alimentado o consumo de folhados de milho e outros cereais tufados entre os observadores de peso.

No Brasil, não temos muitos petiscos que são comuns nos países desenvolvidos.

Geralmente os itens disponíveis nesta categoria são pipoca, bolacha de batata, bolacha de banana, bolacha de tapioca, itens caseiros, amendoim salgado, etc. E muito poucos destes itens são feitos em uma escala industrial organizada.

Com o crescimento da industrialização no país e mais poder aquisitivo das pessoas, há uma demanda potencial para estes petiscos em todo o Brasil.

Oportunidades de Mercado para empresas em Snacks Food

As matérias primas utilizadas na fabricação de lanches são trigo, milho, arroz, etc. e estas estão disponíveis em abundância no país.

Os aperitivos de diferentes sabores preparados a partir destes cereais serão mais palatáveis para o povo.

Há também a possibilidade de melhorar o nível nutricional das pessoas, suplementando estes alimentos com vitaminas e minerais essenciais.

Mantendo os fatores acima, parece haver um bom escopo para esta indústria, principalmente para as empresas iniciantes no país.

Para este negócio de lanches, as novas empresas podem escolher e instalar entre muitas máquinas de processamento de folhados de milho, os produtos de marca de qualidade preferidos em diferentes países dos cinco continentes são as seguintes linha de extrusados:

  • A linha de extrusora mono rosca
  • A linha com extrusora dupla rosca

Matérias-primas para salgadinhos extrusados de milho

Os petiscos extrudados de milho folhado existem no grupo de produtos alimentícios e são feitos usando grãos de milho, arroz, trigo, sorgo ou outros cereais, e muitas vezes são aromatizados com queijo, óleo, pimentão, cebola ou alho em pó, e muitas outras especiarias.

Os produtos resultantes são várias vezes maiores que as matérias primas ou grãos originais.

Os folhados de milho ou milho soprado são comumente conhecidos como cereais matinais funcionais prontos para consumo ou um lanche funcional extrudado.

Alguns folhados de milho são feitos com farinha de aveia, linhaça e milho chia.

Devido aos benefícios à saúde, tem havido um interesse crescente no desenvolvimento de lanches funcionais contendo chia e matérias-primas nutricionais.

A extrusão é um método eficaz para incorporar outros ingredientes funcionais em lanches de folhados de milho.

Tipos de extrusados de milho

Com base no tipo, o mercado de snacks bufados é segmentado em trigo, arroz, milho, sorgo, ragi, e outros.

O mercado de alimentos folhados com base na aplicação é classificado na indústria de panificação e de salgadinhos.

Existem diferentes tipos de folhados de milho ou milho-doce que podem variar entre um menor comprimento específico, maior densidade aparente, menor leveza, maior vermelhidão, menor grunhido, maior dureza e menor viscosidade, goma e mastigabilidade quando se utiliza diferentes porcentagens de farinha de aveia e dependendo dos tipos de matéria-prima, juntamente com ingredientes parciais que se misturam.

Processo de fabricação de papas de milho através de cozimento por extrusão

A extrusão é um dos mais importantes novos processos utilizados na moderna tecnologia de alimentos; sua aplicação aumentou nas últimas duas décadas.

A extrusão é uma tecnologia vantajosa, mais limpa e mais eficaz que pode produzir um produto com a mesma qualidade ou até melhor do que os produtos de tecnologia tradicional.

Este processo tem sido utilizado na produção de muitas variedades de alimentos, incluindo snacks, cereais matinais e outros alimentos texturizados prontos para consumo.

O mecanismo de cozimento por extrusão para a fabricação de snacks é um processo termodinâmico onde a massa é passada por um tubo e aquecida sob certa quantidade de pressão.

Os extrusados de milho ou produto de massa folhada de milho são então forçados através de uma abertura estreita chamada de molde, e à medida que é liberado, a mudança de pressão e temperatura faz com que o produto se expulse, dando a textura e consistência dos folhados de milho.

As diferentes formas e texturas dos folhados de milho/folhados de milho são manipulados pelo molde no final da extrusora e o tipo de extrusoras utilizadas, como extrusora de rosca simples ou extrusora de rosca dupla.

Tipos específicos de grãos de amido necessários durante o processamento também dependem do próprio tipo de aperitivo, por exemplo; se o aperitivo de milho/ milho-doce requer uma estrutura fina com poros pequenos, uma extrusora com granulação menor deve ser utilizada, enquanto que os folhados de milho-doce mais crocantes requerem granulação maior.

Uma extrusora de rosca dupla (GTL-100-CPLT) ou extrusora de rosca simples é utilizada nesta extrusão de folhados utilizando diferentes matérias primas.

E a linha de processamento de folhados de milho utiliza farinha de milho e arroz e outros ingredientes misturados e extrudados através da extrusora de rosca simples e extrusoras de rosca dupla.

Após o processo de extrusão é feita a cozedura precisa e o revestimento adequado dos salgadinhos. Isto nos dá folhados de milho crocantes e saborosos em várias formas.

O processo inclui mistura precisa, dosagem de matéria prima, cozimento e moldagem utilizando técnicas avançadas de extrusão para secagem e revestimento.

Propriedades e valor nutritivo dos extrusados de milho

A qualidade e a aceitabilidade geral dos folhados de milho, determinada pelos métodos de avaliação sensorial dos consumidores, é baseada nas características de sua aparência, textura e sabor.

A análise ou avaliação sensorial é uma disciplina científica que aplica princípios de desenho experimental e análise estatística ao uso dos sentidos humanos (visão, olfato, paladar, tato e audição) para avaliar os produtos de consumo.

Os atributos sensoriais desejados são alcançados através do controle da composição da matéria prima e das condições de processamento durante a extrusão dos folhados de milho.

Vários esforços têm sido feitos para produzir lanches com maior nutrição e menores efeitos adversos, incorporando diferentes fontes adicionais como soja ou feijão de soja ou isolado de proteína de soja, farinha de soja, camarão em pó, tomate em pó, farinha de soja e farelo de aveia, farinha e pó diferentes, farinha de inhame e vitaminas.

A semente de gergelim ganhou considerável atenção na nutrição humana na produção de alimentos funcionais, principalmente salgadinhos prontos para consumo.

A semente de gergelim é uma rica fonte de aminoácidos essenciais, ácidos graxos essenciais, tocoferóis e compostos fenólicos incluindo sesamol, sesamolina, feniletanethiol, vinil-guaiacol, furil-metantiol e furaneol.

Estes compostos levam a uma alta estabilidade de oxidação do óleo de semente de gergelim.

Esta semente contém uma alta quantidade de minerais e vitaminas do complexo B como tiamina, niacina, ácido fólico, riboflavina e piridoxina.

Além disso, o consumo de sementes de gergelim pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e de certos tipos de câncer.

Antes de começar a sua fábrica, considere os seguintes pontos

A matéria-prima para o produto final deve ser amorfa.

O conteúdo de água deve ser correto.  Muito pouca água resulta em queima e menos inchaço porque:

(i) a temperatura do item ficará muito alta antes que a transição vítrea seja alcançada,

(ii) não há água suficiente para inchar adequadamente, e

(iii) sem água suficiente, o lanche não será flexível o suficiente para se expandir.  No biz, dizem que a água age como um plastificante.

É por isso que os operadores de máquinas devem estar cientes de que se o teor de umidade dos ingredientes estiver acima de 15%, eles não terão muito inchaço.  Se estiver abaixo de cerca de 10%, eles também não terão muito inchaço. 

Portanto, o nível de umidade está próximo, eles podem obtê-lo corretamente selando seu material em um recipiente com uma solução saturada de nitrato de amônio e nitrito de sódio na água.

Outras substâncias também podem atuar como plastificantes – como o sal.

Não acrescente coisas ao lanche que queima antes que o ingrediente seja totalmente inchado – como o açúcar.

Não acrescente coisas que irão competir com a água do lanche e evitar o inchaço – como o açúcar.

Avançando nos conhecimentos sobre os extrusados de milho

Os folhados de milho ou papas de milho são aperitivos de milho soprados ou extrusados feitos com farinha de milho e cozidos. Os produtos com o nome de papoula (ao invés do termo mais genérico, extrusados de milho) em particular podem ser feitos para parecerem semelhantes à pipoca, embora esta última seja feita a partir de grãos inteiros.

O extrusado de milho é um lanche de milho tufado extrudido que pertence ao grupo dos produtos do lanche feitos com grãos de milho, arroz, trigo ou outros cereais.

O extrusado de milho é frequentemente aromatizado com queijo, caramelo, óleo, pimenta, cebola ou alho em pó, e muitas outras especiarias. 

Além disso, os tipos de extrusados de milho podem variar entre um menor comprimento específico, maior densidade aparente, menor leveza, maior vermelhidão, menor grunhido, maior dureza e menor viscosidade, goma e mastigabilidade quando se utiliza diferentes porcentagens de farinha de aveia.

A farinha de aveia é comumente conhecida como um cereal matinal funcional pronto para o consumo ou um lanche funcional extrudado.

Os grãos de milho são feitos com farinha de aveia, linhaça e milho chia.

Devido aos benefícios à saúde, tem havido um interesse crescente no desenvolvimento de produtos alimentares funcionais contendo chia.

A extrusão tem se mostrado um método eficaz para incorporar outros ingredientes funcionais em produtos alimentícios.

História do Processo de Extrusão na Indústria de Aperitivos

Os aperitivos de milho extrudado estão entre os alimentos extrudados de maior sucesso comercial.

O cozimento por extrusão é o processo amplamente utilizado para a produção de aperitivos que são produzidos principalmente a partir de milho (milho), ou seja, farinha de cereais ou amidos. Os aperitivos de milho são frequentemente comercializados, embalados e aromatizados de forma semelhante às batatas fritas.

A história das extrusoras é traçada na década de 1870, quando as máquinas foram desenvolvidas para fabricar salsichas.

Entretanto, a aplicação da extrusora de rosca simples evoluiu durante os anos 30, quando era utilizada para misturar farinha de sêmola e água para fazer massas.

Ao mesmo tempo, os cachos de milho foram extrudados pela primeira vez na indústria alimentícia de snacks. Também era utilizado no processo de fabricação de cereais prontos para consumo para moldar a massa quente e pré-cozida.

A primeira patente de um pedido de tecnologia de extrusão de rosca dupla foi depositada em meados dos anos 50.

Desde então, seu pedido foi ampliado e cresceu dramaticamente. A partir daí, o uso de extrusoras surgiu de várias maneiras, como o uso para lanches de segunda e terceira geração.

O que é Processo de Extrusão e seus Produtos?

Extrusão é um processo de fabricação no qual certos materiais são forçados, sob pressão, através de uma abertura de molde para criar produtos com a forma, tamanho e/ou textura desejados.

Exemplos diários de extrusão podem ser vistos quando a pasta de dente é espremida de um tubo, o gelo é empurrado para fora de um saco de gelo e são feitos petiscos de milho de formas específicas.

No caso da produção de alimentos, se o alimento for aquecido por aquecedores externos durante o processo, é chamado de cozimento por extrusão, uma técnica relativamente nova e avançada de processamento de alimentos.

Devido a sua flexibilidade de processamento, o cozimento por extrusão produz uma gama incrivelmente ampla de produtos alimentícios para lanches, principalmente nas indústrias de milho, cereais, laticínios, panificação e confeitaria.

O processo de extrusão permite a fabricação em massa de alimentos através de um sistema infinito e bem organizado que garante a similaridade do produto final.

Os produtos alimentícios que são fabricados utilizando este método normalmente têm um teor muito alto de carboidratos e amido cheio de energia neles.

Estes alimentos compreendem muitos cereais matinais, algumas massas, pão, proteína vegetal bruta, aperitivos prontos para comer, massa de biscoito, soja gorda, confeitaria e certos alimentos para animais de estimação, alimentos para bebês e bebidas.

Atualmente, os consumidores são extremamente cuidadosos com seus hábitos de petiscos e estão gradualmente adotando alimentos saudáveis como lanches extrudados devido aos benefícios oferecidos por eles relacionados ao metabolismo.

Por que o lanche de milho extrusado é o produto alimentar preferido pelas indústrias alimentícias e consumidores?

Os cereais mais comuns utilizados para lanches são o milho (milho), trigo, arroz e aveia.

Neles, o milho é o alimento cru mais difundido e popular utilizado para produtos de lanches expandidos.

A razão por trás do milho amplamente utilizado para produtos de lanches extrudados é devido a sua disponibilidade em geral em todos os lugares, baixo custo, e se expande bem mesmo a partir da mais simples máquina de extrusoras utilizada para fazer os produtos de lanches a baixo custo que o tornam disponível aos consumidores a baixo preço.

Por que os snacks de milho extrudados são produtos de venda quente?

O cozimento por extrusão é um dos processos mais populares para preparar lanches e alimentos prontos para consumo, utilizando uma variedade de ingredientes como milho, tapioca, aveia, batatas, trigo, etc.

Após a extrusão, estes aperitivos são processados e convertidos em produtos alimentícios semi-cozidos ou pré-cozidos. Isto ajuda na eliminação de toxinas e microorganismos produzidos naturalmente, tornando estes lanches mais saudáveis e seguros para o consumo.

O interesse do consumidor por lanches prontos para consumo está crescendo devido à sua conveniência, valor, aparência atraente, sabor e textura.

Os salgadinhos extrudados à base de cereais são os lanches mais comumente consumidos.

As extrusoras podem misturar os diversos ingredientes usados para desenvolver novos lanches conforme a preferência e demanda dos consumidores.

Por que a demanda de alimentos extrudados de milho está aumentando nos países ao redor do mundo?

Espera-se que o mercado mundial de snacks de milho cresça de US$ 210,4 bilhões em 2019 para US$ 215,9 bilhões em 2020 a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,7%.

O baixo crescimento se deve principalmente à desaceleração econômica entre países devido ao surto da COVID-19 e às medidas para contê-lo.

Espera-se então que o mercado se recupere e cresça a uma CAGR de 7% a partir de 2021 e alcance $264,8 bilhões em 2023.

A Ásia-Pacífico foi a maior região do mercado mundial de snacks, respondendo por 56% do mercado em 2019.

A Ásia-Pacífico compreendia aproximadamente 48 países, incluindo China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh, Rússia, etc.

A América do Norte foi a segunda maior região, respondendo por 25% do mercado global de snacks. A África era a menor região do mercado global de snacks.

Portanto, de acordo com o relatório da pesquisa de mercado, existe um escopo ideal de produtos alimentícios para lanches, aumentando a demanda e o crescimento no Golfo/Médio Oriente, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Omã, Irã, Iraque, etc. e países africanos.

Estima-se que o mercado global de salgadinhos extrusados será de USD 48,3 bilhões em 2019 e deverá atingir USD 71,7 bilhões até o final de 2029.

Se estes números se confirmarem, o mercado exibirá um CAGR de 4,2% entre 2019 e 2029.

O avançar da indústria

Impulsionada pela demanda dos clientes, a Grace Food Processing & Packaging Machinery desenvolveu uma solução de processamento para extrusão de milho. Trabalhos recentes de P&D permitiram que a empresa desenvolvesse uma extrusora especializada em extrusão de salgadinhos de milho que possui uma câmara de processamento.

Este novo desenvolvimento e a equipe de P&D da Grace Food Processing & Packaging Machinery ajudam a garantir um processo mais estável e eficiente. Mesmo com equipamentos especializados, ainda há procedimentos recomendados a serem seguidos que podem ser aplicados a todos os cenários. Estas recomendações podem resultar em menos desgaste das peças, menores custos para o operador e menos tempo de parada para manutenção, levando a um aumento da produtividade.

Processo de manufatura

A extrusão tem se mostrado um método eficaz para incorporar outros ingredientes funcionais em produtos alimentícios. 

Este é um processo termodinâmico onde a massa é passada por um tubo e aquecida sob uma certa quantidade de pressão.

O produto de massa folhada é então forçado através de uma abertura estreita chamada de molde, e à medida que é liberado, a mudança na pressão e na temperatura faz com que o produto se expulse, dando a textura e a consistência do folhado.

Os tipos específicos de grãos de amido necessários durante o processamento também dependem do próprio tipo de lanche; por exemplo, se o lanche de milho-do-porco requer uma estrutura fina com poros pequenos, uma extrusora com granulação menor deve ser utilizada, enquanto que o milho-do-porco mais crocante exigiria granulação maior.

Fatores que são considerados para determinar o material de embalagem dos aperitivos extrudados são taxa de transmissão de vapor de água, taxa de transmissão de oxigênio, densidade óptica e propriedade de barreira sabor/odor.

A embalagem dos extrusados de milho

A embalagem de escolha acaba comprometendo entre as propriedades protetoras, a vida útil do produto, o apelo estético e o custo.

Dado que a deterioração dos produtos extrusados de milho é atribuída principalmente à perda de crocância, é crucial que a embalagem forneça uma barreira contra o vapor de água.

Os requisitos de barreira ao oxigênio para a embalagem de milho-do-porco podem ser menos rigorosos, pois os aperitivos extrudados e inchados podem ser menos sensíveis ao oxigênio em comparação com os aperitivos fritos.

Uma variedade de materiais pode ser usada em embalagens de milho-doce, exemplos dos quais incluem Polietileno de Baixa Densidade, Bolsas Laminadas e Polipropileno Orientado.

Em uma investigação, os aperitivos extrudados foram encontrados mais estáveis em Polipropileno Orientado em comparação com o Polietileno de Baixa Densidade.

Propriedades dos extrusados de milho

Se você está se preparando para abrir uma fábrica de salgadinhos extrusados de milho, precisa compreender algumas das propriedades mais técnicas que os cercam.

Confira!

Propriedades químicas e físicas

O amido, principal constituinte do bolinho, é responsável pelas propriedades estruturais do lanche e, portanto, expira em 3-4 meses.

Durante o processo de extrusão, as moléculas de amido (amilose) são destruídas parcialmente, enquanto novas moléculas cristalinas são feitas.

Devido ao calor úmido, o processo de extrusão também pode causar gelatinização do amido, desnaturação de proteínas, destruição de microorganismos e inativação de anti-nutrientes.

Em comparação com o trigo, a utilização do milho resulta em um produto mais macio e mais expandido devido a seu menor teor protéico e maior teor de amido (os produtos extrudados de trigo são mais duros e não se expandem tanto).

Propriedades sensoriais

A qualidade e aceitabilidade geral do extrusado de milho, determinada pelos consumidores, é baseada em características relativas à aparência, textura e sabor (determinadas através de métodos de avaliação sensorial).

Os atributos sensoriais desejados são obtidos através do controle da composição da matéria-prima e das condições de processamento durante a extrusão.

Aspecto

As características do milho, especialmente diâmetro, porosidade e estrutura homogênea, são atributos de aparência que ajudam na percepção da qualidade do produto extrudado.

A aparência desses produtos é melhorada à medida que a taxa de alimentação por extrusão é aumentada, enquanto o aumento da temperatura de extrusão e o teor de umidade na alimentação diminuem.

Mudanças de cor durante a extrusão ocorrem devido à expansão do produto, à decomposição dos pigmentos dos ingredientes ou a reações químicas.

Textura e sabor

Os atributos textuais desses extrudados estão frequentemente associados ao seu comportamento mecânico, e estão relacionados à sua aparência e propriedades de sabor.

Temperaturas de extrusão mais altas aumentam a crocância e o derretimento dos extrudados.

O teor de umidade da ração diminui a crocância e a crocância enquanto aumenta a dureza (densidade) do produto.

A dureza aumenta a percepção do sabor farinhento e está negativamente relacionada com a crocância, o derretimento e o sabor queimado.

Os avanços da indústria do snack ultimamente

Nos últimos anos, a vida mudou e se tornou mais ocupada do que nunca, por isso as pessoas estão inclinadas a comer alimentos “prontos para comer”, ou alimentos que estão com uma necessidade mínima de processamento adicional, ou seja, de expansão.

Os aperitivos extrudados são um exemplo de tais produtos, e são consumidos em todo o mundo.

O processo tecnológico de extrusão oferece a oportunidade de produzir uma ampla gama de produtos, tais como snacks, alimentos para bebês, cereais matinais, macarrão, massas e linhas de frituras expandidas também.

Informe-nos sobre os tipos de alimentos para lanches no mercado.

Cada processador de salgadinhos pode utilizar uma operação de unidade específica e tecnologias um pouco diferentes para produzir salgadinhos únicos.

No entanto, os fabricantes de lanches utilizam três termos principais para identificar os aperitivos:

Alimentos para Salgadinhos de Primeira Geração

O lanche da primeira geração também é chamado simplesmente de petiscos extrudados.

Nesta categoria estão incluídos todos os produtos naturais utilizados para lanches, tais como nozes, linha de batatas fritas (Linha Totalmente Automática de Batatas Fritas & Linha Econômica de Batatas Fritas), e pipoca.

Alimentos para Salgadinhos de segunda geração

O lanche de segunda geração também é chamado de “lanche expandido” ou “collet”.

Estes produtos são similares aos cereais expandidos diretos, pois são lanches acabados que são moldados e expandidos no molde de extrusão a níveis de umidade entre 7-12% e geralmente não requerem nenhum processamento adicional, exceto por uma secagem mínima.

A maioria dos aperitivos se enquadra nesta categoria. Todos os aperitivos de ingredientes individuais, produtos de formato simples como as Tortilhas de Milho e os Aperitivos de Puff de Milho como os cachos de milho, e todos os aperitivos expandidos diretamente estão incluídos nesta categoria.

Salgadinhos de co-extrusão Alimentos

Os aperitivos co-extrudados são tubos ocos expandidos diretamente, que são preenchidos no molde com cremes, geléias ou outros ingredientes.

Esta é uma tecnologia relativamente nova e inovadora introduzida para a indústria de aperitivos.

No processo de co-extrusão, dois materiais diferentes são extrudados de um molde. Os dois materiais podem vir de duas extrusoras ou de uma extrusora e uma bomba.

Este processo pode produzir um lanche com dois sabores diferentes, ou duas texturas ou duas cores.

O lanche mais comum produzido pela co-extrusão é um tubo externo à base de cereais com um recheio de queijo no interior.

Lanches de terceira geração (Meio produto ou Pellets) Alimentos

Os aperitivos de terceira geração (isto é, produtos expandidos indiretamente ou meio produto) são cozidos por extrusão, e formam aperitivos a baixa pressão para evitar expansão, e depois secam até um teor de umidade final de cerca de 10% para formar uma pelota vítrea.

Estes são produtos não expandidos e semi-acabados que são convertidos em aperitivos acabados após a expansão, através da exposição por

  • sopro de ar quente,
  • fritura de gordura profunda,
  • cozimento, ou microondas.

No desenvolvimento de lanches de terceira geração, “metade” do processo é completado para preparar “pellets”, tais como a linha de fritura de chips de pellets ou a linha de fritura de pellets totalmente automática, que são estáveis na prateleira por períodos de até um ano sem refrigeração, desde que sejam devidamente embalados para reter sua umidade.

Estes produtos snacks são muito procurados para comercialização devido à longa vida de prateleira e alta densidade a granel antes da fritura ou do inchaço.

Este lanche de terceira geração fornece uma alternativa para lanches totalmente preparados ou finalmente expandidos. Estes produtos no mercado de snacks em pellets estão disponíveis em várias formas, formas, texturas e sabores.

Os vários tipos de snacks em pellets que são normalmente utilizados pelos fabricantes de snacks extrudados são tapioca, fritura de batata em pellets, mistura de grãos e fritura de milho em pellets.

Os pellets de salgadinhos de batata são os pellets de salgadinhos mais produzidos e consumidos, seguidos pelos pellets de salgadinhos de milho.

Estes pellets são fabricados por fritadeira de batata em pellets, fritadeira de milho em pellets, linha de fritura de pellets totalmente automática.

Dados mais técnicos

A extrusão de alimentos é um processo tecnológico no qual o material alimentar é forçado a fluir sob uma ou mais variedades de condições de mistura, aquecimento e cisalhamento através de um molde que é projetado para formar e/ou secar os ingredientes. As extrusoras são utilizadas para cozinhar, formar, misturar, texturizar e dar forma aos produtos alimentícios sob condições que favoreçam a retenção de qualidade, alta produtividade e baixo custo.

O processo de extrusão com a ajuda de inovações tecnológicas para a produção de alimentos de terceira geração adiciona novas dimensões a seu potencial de comercialização devido a sua longa vida útil e alta densidade que simplifica o armazenamento e economiza o custo de transporte. Assim, os snacks de terceira geração ou Linha de Frituras Pellet são lanches expansíveis semi-acabados que são fabricados utilizando o processo de extrusão.

Salgadinhos de Terceira Geração (3G) Alimentos e sua Matéria Prima

Os aperitivos de terceira geração ou a linha de frituras em pellets também são chamados de produtos semi-alimentares porque após o cozimento por extrusão são secos até atingirem um teor estável de umidade e depois são expandidos por

  • fritura em óleo quente,
  • soprando no ar quente ou
  • micro ondulação, e
  • aquecimento infravermelho com a ajuda da inovação tecnológica como novos tipos de alimentos para lanches.

Após a expansão, os aperitivos de terceira geração são temperados com vários tipos de temperos e depois embalados e vendidos como aperitivos prontos para comer (RTE), diretamente para barracas de alimentos para vender ou consumidores para comer. Eles também podem ser aromatizados antes da expansão e vendidos como linha de frituras em pellets de milho, para serem preparados em casa pelos consumidores de acordo com sua necessidade ou fome ou gosto.

As matérias-primas básicas utilizadas na fabricação de lanches de terceira geração são farinhas (milho, batata, arroz, trigo, aveia, etc.), o amido de (milho, trigo, batata, tapioca), encurtamentos líquidos e monoglicéridos.

Os fabricantes também podem adicionar ingredientes com sabor ou nutrientes como carne (camarão, caranguejo, frango, carne bovina), vegetais em pó ou subprodutos da indústria alimentícia (polpa de beterraba, bagaço de maçã, bagaço de tomate, farelo, etc.), componentes do leite (iogurte, queijo, soro de leite), etc. que serão interessantes para o gosto dos clientes (pizza, presunto, cebola, etc.).

Processo de Expansão dos Salgadinhos de Terceira Geração

Para maximizar a expansão dos lanches 3G, ele tem que conter níveis relativamente altos de amido. O amido tem muitas contribuições para o lanche final 3G, tais como expansão final, sabor, valor calórico, resiliência, ligação, viscosidade, dureza, firmeza, crocância, etc.

Para reduzir a aderência, controlar a expansão e importar uma estrutura celular mais uniforme para o produto final, são utilizados diferentes tipos de encurtamentos, óleos vegetais, sais e emulsificantes.

O sal ajuda na migração de umidade após a morte.

O bicarbonato de sódio dá um sabor especial e atributos texturizados após a expansão completa.

Lanches de expansão 3G por fritura de óleo/gordura

O processo de expansão por fritura em óleo/gordura é uma operação unitária que envolve imersão, cozimento e fritura de alimentos em óleo quente, na qual a alta temperatura do óleo (150 a 180 °C) facilita a rápida transferência de calor e o curto tempo de cozimento (30-40 segundos).

Entretanto, a temperatura dentro do produto frito não aumenta acima de 100 °C e é por isso que a lixiviação dos componentes solúveis em água do alimento é mínima.

Lanches de Expansão 3G por Ar Quente

O processo de fritura convencional absorve o óleo, portanto a expansão por ar quente é uma alternativa, normalmente reduzindo o teor de óleo de 30% para 10%.

Os snacks Pellets como pellets de trigo, pellets de batata, etc. são expostos ao calor, o que evapora a água. Para esse tipo de produto de snacks pellets, o mais importante é a gelatinização e depende do tempo, temperatura e umidade.

Após a expansão, os produtos podem ser revestidos com um aroma à base de óleo.

A temperatura é importante para a expansão do produto 3G porque abaixo da temperatura de transição vítrea (Tg), o amido não flui e a estrutura não se expande, mas acima da Tg o polímero age principalmente “emborrachado” e a expansão é mais fácil.

Aumentar o teor de umidade das pelotas reduziu a extensão da expansão e a adição de sal não foi importante para a expansão da matriz de amido, mas tanto a extensão de inchaço quanto a taxa foram aumentadas pela adição de cloreto de sódio ou cloreto de potássio.

A adição de dextrina também pode aumentar a taxa de expansão devido à diminuição da viscosidade.

Lanches de expansão 3G por Aquecimento por Microondas

Cozinhar, aquecer e expandir os snacks 3G com microondas é uma técnica rápida, conveniente e barata.

Neste processamento, os alimentos são colocados em um campo eletromagnético à temperatura ambiente, o calor é produzido nos alimentos e depois se espalha para fora para se expandir completamente.

A tecnologia de microondas para a expansão de lanches 3G é uma forma de radiação eletromagnética de alta frequência de certos comprimentos de onda.

Há dois mecanismos principais pelos quais as microondas produzem calor nos alimentos para lanches:

1. Rotação dipolo: Na presença de um campo elétrico, a molécula polar (ou seja, água) tenta se alinhar e a polaridade do campo muda.

Neste campo, a molécula se comporta como um dipolo e, enquanto oscila ao redor do eixo, adquire energia potencial enquanto tenta alcançar o pólo positivo ou negativo.

A energia coletada é liberada na forma de energia cinética aleatória ou calor.

2. Polarização iônica: Neste mecanismo, o resultado dos íons do campo elétrico (ou seja, cargas elétricas) que se movem na água e se aceleram.

Eles esmagam e a energia cinética se transforma em calor.

Quanto mais concentrada for a solução, maior será o número de triturar.

Há muitas paixões na frequência de microondas, resultando na liberação de energia que faz com que os lanches 3G se expandam completamente.

Conclusão

Sem dúvidas o mercado de snacks é um dos mais promissores dentro da indústria alimentícia.

O subnicho de extrusados é uma fantástica opção para empreendedores que querem começar com o pé direito nesse negócio.

Conte com a Teqma para montar a sua linha industrial de produção de extrusados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir o site »